​7 TIPOS DE LOGÓTIPOS (E COMO OS USAR)

Zany Marketing

Logótipo

Author: Zany Marketing

10 . 05 . 2021

Um logótipo é uma imagem que simboliza o seu negócio. Mas sabia que existem 7 tipos diferentes de logótipos?

Embora sejam todos uma combinação de tipografia e imagens, cada tipo de logótipo dá à sua marca uma sensação diferente. E como o seu logótipo é a primeira coisa que os novos clientes verão, quer ter a certeza de que o seu transmite uma mensagem positiva. Deseja escolher o melhor tipo de logótipo para o seu negócio? Aqui apresentamos os 7 tipos de logótipos que precisa de conhecer:

​1. Logótipos de monogramas (ou lettermarks)

Logótipos de monogramas ou marcas são logótipos que consistem em letras, geralmente iniciais de marcas. EDP, IAPMEI, RTP… Notando um padrão, sim? São as iniciais de algumas empresas famosas com nomes bastante longos. Com 2 ou mais palavras para recordar, cada um deles recorreu à utilização das suas iniciais para fins de identificação de marca. Portanto, faz todo o sentido que utilizem monogramas – às vezes chamados logótipos de marcas – para representar as suas organizações.

Uma marca de lettermark é um logótipo baseado em tipografia que é composto por algumas letras, geralmente as iniciais de uma empresa. A marca de lettermark tem tudo a ver com simplicidade. Ao utilizar apenas algumas letras, os logótipos de lettermark são eficazes na racionalização de qualquer marca de empresa, se tiverem um nome longo. Por exemplo, qual é mais fácil de dizer e lembrar: RTP versus a Rádio e Televisão Portuguesa?

Porque o foco está nas iniciais, a fonte que escolhe (ou cria) é muito importante para se certificar de que o seu logótipo não está apenas no tema com o que a sua empresa faz, mas também legível quando se imprime em cartões de visita. Além disso, se ainda não é uma empresa estabelecida, pode querer adicionar o seu nome completo abaixo do logótipo para que as pessoas possam começar a saber quem é de imediato.

2. Logótipos (ou marca de palavra ou wordmark)

Semelhante a uma marca de letras, uma marca ou logótipo é um logótipo baseado num tipo de letra que se concentra apenas no nome de uma empresa. Exemplos disso são, por exemplo, a Zany Marketing e o Pingo Doce. Os logótipos de marcas de palavras funcionam muito bem quando uma empresa tem um nome sucinto e distinto. O logótipo do Pingo Doce é um grande exemplo disso. O próprio nome é cativante e memorável, pelo que, quando combinado com uma tipografia forte, o logótipo ajuda a criar um forte reconhecimento da marca.

Além disso, tal como com um logótipo de uma marca, a tipografia será uma decisão importante. Uma vez que o foco será no seu nome, vai querer escolher um tipo de letra – ou até criar o seu – que capte a essência do que o seu negócio faz. Por exemplo, as etiquetas de moda tendem a utilizar fontes limpas e elegantes que se sentem de alta qualidade, enquanto as agências legais ou governamentais quase sempre se agarram ao texto tradicional, “mais pesado”, que se sente seguro.

​Quando utilizar logótipos de marcas de letras e de palavras:

  • Considere um logótipo de marca de letras se o seu negócio tiver um nome longo. Condensar o nome da empresa em iniciais ajudará a simplificar o seu design e, da mesma forma, os clientes terão mais facilidade em recordar a sua empresa e o seu logótipo.

  • Uma marca de palavras é uma boa decisão se for uma nova empresa e precisar de divulgar o seu nome, basta certificar-se de que esse nome é suficientemente curto para tirar partido do desenho. Qualquer coisa demasiado longa pode parecer demasiado desorganizada.

  • Um logótipo de wordmark é uma boa ideia se tiver um nome comercial distinto que fique na mente dos clientes. Ter o seu nome numa letra grande e desenhada fará com que a sua marca fique mais pegajosa.

  • Tanto os logótipos de marca de lettermark como de wordmark são fáceis de replicar em todo o material de marketing e branding, tornando-os assim opções altamente adaptáveis para um novo, e em desenvolvimento, negócio.

  • Lembre-se de que vai querer ser escrupuloso ao criar uma marca de lettermark ou uma palavra-chave. O seu nome comercial numa única fonte provavelmente não será suficientemente distinto para capturar a nuance da sua marca. Por isso, certifique-se de contratar um profissional que tenha olho para os detalhes.

​3. Marcas pictóricas (ou símbolos de logótipo)

Uma marca pictórica (por vezes chamada marca ou símbolo de logótipo) é um logótipo baseado em ícones ou gráficos. É provavelmente a imagem que nos vem à mente quando pensamos em “logótipo”: a icónica girafa do Badoca Park ou o elefante do Jumbo. O logótipo de cada uma destas empresas é tão emblemático, e cada marca tão estabelecida, que só a marca é imediatamente reconhecível. Uma marca verdadeira é apenas uma imagem. Devido a isto, pode ser um tipo de logótipo complicado para novas empresas, ou para aquelas sem forte reconhecimento de marca, para usar.

​4. Marcas do logótipo abstrato

Uma marca abstrata é um tipo específico de logótipo pictórico. Em vez de ser uma imagem reconhecível – como uma planta ou um mosqueteiro – é uma forma geométrica abstrata que representa o seu negócio. Alguns exemplos conhecidos incluem o logótipo do Crédito Agrícola ou o mosqueteiro do Intermarché. Como todos os símbolos do logótipo, as marcas abstratas funcionam muito bem porque condensam a sua marca numa única imagem. No entanto, em vez de se limitarem a uma imagem de algo reconhecível, os logótipos abstratos permitem-lhe criar algo verdadeiramente único para representar a sua marca.

O benefício de uma marca abstrata é que é capaz de transmitir simbolicamente o que a sua empresa faz, sem depender das implicações culturais de uma imagem específica. Através da cor e da forma, pode atribuir significado e cultivar emoções em torno da sua marca.

​5. Mascotes

Os logótipos das mascotes são logótipos que envolvem um carácter ilustrado. Muitas vezes colorido, por vezes caricatural, e mais sempre divertido, o logótipo da mascote é uma ótima maneira de criar o seu próprio porta-voz da marca.

Uma mascote é simplesmente um personagem ilustrado que representa a sua empresa. Pense neles como o embaixador da sua empresa. As mascotes famosas incluem a Leopoldina ou a Popota. As mascotes são ótimas para empresas que querem criar uma atmosfera saudável, apelando às famílias e às crianças. Pense em todas essas mascotes em eventos desportivos e na grande dinâmica que elas criam ao envolverem-se com o público!

​Quando utilizar logótipos com imagens e símbolos:

  • Uma marca pictórica só por si pode ser complicada. É eficaz se já se tiver uma marca estabelecida mas não é uma regra dura e rigorosa. Pode usar marcas em seu proveito para transmitir gráficamente o que o seu negócio faz se o seu nome for demasiado longo, e também podem ser usadas eficazmente para transmitir uma ideia ou emoção desejada.

  • As marcas pictóricas e abstratas também funcionam bastante bem para o comércio global se, por exemplo, um nome comercial não se presta bem à tradução.

  • Uma marca pictórica, no entanto, pode não ser a melhor ideia se antecipar mudanças no seu modelo de negócio no futuro. Pode começar a vender pizzas e usar uma pizza no seu logótipo, mas o que acontece quando começar a vender sandes ou hambúrgueres, ou mesmo a produzir?

  • As marcas abstratas permitem-lhe criar uma imagem completamente única para o seu negócio, mas é melhor deixar que os profissionais de design compreendam como a cor, a forma e a estrutura se combinam para criar significado.

  • Pense em criar uma mascote se estiver a tentar apelar às crianças pequenas ou famílias. Um grande benefício de uma mascote é que ela pode encorajar a interacção com o cliente, pelo que é uma grande ferramenta para o marketing das redes sociais, bem como para eventos de marketing do mundo real.

  • Lembre-se que uma mascote é apenas uma parte de um logótipo e de uma marca de sucesso, e poderá não conseguir utilizá-la em todo o seu material de marketing. Por exemplo, uma ilustração altamente detalhada pode não ser bem impressa num cartão de visita. Por isso, coloque alguma consideração no próximo tipo de desenho de logótipo abaixo, a marca combinada.

​6. A marca combinada

Uma marca combinada é um logótipo composto por uma marca mista de palavras ou lettermark e uma marca pictórica, marca abstrata, ou mascote. A imagem e o texto podem ser dispostos lado a lado, empilhados um em cima do outro, ou integrados uns sobre os outros para criar uma imagem.

Como um nome está associado à imagem, uma marca combinada é uma escolha versátil, com o texto e o ícone ou mascote a trabalhar em conjunto para reforçar a sua marca. Com uma marca combinada, as pessoas começarão também a associar o seu nome à sua marca pictórica ou mascote de imediato! No futuro, poderá confiar exclusivamente num símbolo de logótipo, e não ter de incluir sempre o seu nome. Além disso, como a combinação de um símbolo e texto cria uma imagem distinta em conjunto, estes logótipos são normalmente mais fáceis de marcar do que uma marca pictórica sozinha.

​7. O Emblema

Um logótipo de emblema consiste numa fonte dentro de um símbolo ou de um ícone; pense em distintivos, selos e cristas. Estes logótipos tendem a ter uma aparência tradicional sobre eles que pode causar um impacto notável, pelo que são muitas vezes a escolha para muitas escolas, organizações ou agências governamentais. A indústria automóvel também gosta muito de logótipos com emblemas. Embora tenham um estilo clássico, algumas empresas modernizaram efetivamente o aspeto tradicional do emblema com um desenho de logótipo adequado para o século XXI.

Mas devido à sua inclinação para o maior detalhe, e ao facto de o nome e símbolo estarem rigidamente entrelaçados, podem ser menos versáteis do que os tipos de logótipos acima mencionados. Um desenho intrincado de um emblema não será fácil de replicar em todas as marcas. Para os cartões de visita, um emblema ocupado pode encolher tão pequeno antes de se tornar demasiado difícil de ler. Além disso, se planear bordar este tipo de logótipo em chapéus ou camisas, então terá realmente de criar um desenho que esteja no lado simples ou simplesmente não será possível. Assim, como regra geral, mantenha o seu desenho descomplicado e sairá com um aspeto forte e arrojado que o fará parecer o profissional consumado.

​Quando usar uma combinação de logótipos de marca ou emblema:

  • Uma marca combinada é uma ótima escolha para praticamente qualquer negócio. É versátil, geralmente altamente única, e a escolha de logótipo mais popular entre empresas proeminentes.

  • O aspeto tradicional de um emblema pode ser favorecido por muitas agências públicas e clubes de futebol, mas também pode servir muito bem qualquer negócio privado em ascensão, especialmente os da indústria alimentar e de bebidas: pense em etiquetas de cerveja e copos de café (pense na Super Bock). Mas lembre-se de jogar pelo seguro quando se trata de detalhes. Se ainda quiser um desenho, será capaz de imprimir de forma clara em todo o seu material de marketing.

Aí o tem. Uma decomposição de todos os tipos de logótipos que existem por aí. Se quiser o seu próprio logótipo, contacte-nos para mais informações.

Também poderá gostar de . . .

Processo Criativo

Processo Criativo

Portanto, a primeira coisa que eu diria com isto, é que estes passos ou etapas, são iterativos...

DIFERENTES TIPOS DE WEBSITES

DIFERENTES TIPOS DE WEBSITES

Prestar atenção ao design do website é crucial para a construção do seu negócio. Existem agora...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.