SEO vs PPC: PRÓS & CONTRAS

Zany Marketing

Globo

Author: Zany Marketing

SEM | PPC | SEO

21 . 06 . 2021

Não tem a certeza se o seu negócio beneficiaria mais com PPC ou SEO? Aqui iremos analisar ambos oferecendo uma visão sobre onde se encaixam no seu plano de marketing.

Uma questão que nos é frequentemente colocada é: “Qual é melhor: SEO ou PPC?”. Esta não é uma pergunta com uma resposta simples, pois depende realmente da sua situação atual, dos seus objetivos e do seu mercado.
No entanto, este não é o faroeste selvagem que em tempos foi. Novos negócios terão dificuldades em começar com SEO, e a pesquisa paga pode oferecer um caminho rápido para a pesquisa de marketing, quando é feita corretamente.
Tudo isto depende da sua estratégia de marketing digital. Compreender os seus potenciais clientes e como utilizam a internet é fundamental para determinar se a pesquisa paga, a pesquisa orgânica ou uma combinação de ambas é a melhor abordagem para a sua situação única e em constante mudança.
Neste artigo, vou olhar para os prós e contras de ambos, SEO e pay-per-click (PPC), como uma estratégia de marketing e fornecer algumas dicas na escolha do canal certo para o seu negócio. Onde tanto o orgânico como o pago são adequados, vamos analisar como integrar SEO e PPC para melhores resultados dos seus esforços de marketing de pesquisa.

SEO vs PPC

Há duas diferenças fundamentais quando se considera SEO ou PPC. A primeira é que os anúncios pagos aparecem no topo da página, acima das listas orgânicas influenciadas por SEO. A segunda é que o tráfego de orgânicos via SEO é gratuito, enquanto que o tráfego de PPC tem um custo para cada clique. Em muitos casos, SEO e PPC funcionam melhor quando integrados e estrategicamente alinhados.

SEO: Melhore o seu tráfego orgânico

Quais são os prós e os contras do tráfego orgânico dos motores de busca? Comecemos pelos prós:

Reconhecimento

A visibilidade nos motores de busca das palavras-chave visadas coloca o seu negócio à frente de potenciais clientes da mesma forma que se publicitasse, e conduz ao conhecimento da marca.

Imagem de Marca

A visibilidade em torno de termos de pesquisa comercial e consultas informativas relacionadas com a sua área de negócio pode ter um benefício positivo em termos de marca. A sua marca pode tornar-se associada e merecer a confiança dos pesquisadores que fazem perguntas enquanto conduzem a pesquisa que conduzirá a uma compra. Pode tornar-se uma voz autorizada em torno de um determinado tópico.

Credibilidade e confiança

Ter o seu site de volta nos resultados orgânicos pode influenciar a sua credibilidade junto de um público que procura os seus serviços. Muitos utilizadores saltam os anúncios e confiam mais nos resultados orgânicos. Ser visível dá ao seu negócio aquele carimbo de aprovação tão importante. Também a existência de fortes sinais de revisão e de reputação irá trazer mais benefícios.

Tráfego do website

O aumento do tráfego do website proporciona-lhe mais oportunidades para sensibilizar o seu negócio e educar uma perspetiva sobre o porquê de comprarem os seus produtos.

Custo por clique

O tráfego da pesquisa orgânica é gratuito… mais ou menos. Desenvolver essa visibilidade requer tempo e esforço (dinheiro), mas não há um custo direto para cada impressão ou clique.

Retorno do investimento (ROI)

O tráfego do motor de busca orgânico pode proporcionar um ROI melhorado em relação às formas tradicionais de meios de comunicação pagos e certamente melhorar o PPC.

Custo

Embora SEO não seja barato nem fácil, será geralmente mais rentável do que todas as outras táticas de marketing para a divulgação da marca e tráfego relevante no seu website.

Sustentabilidade

Ao contrário do marketing de pesquisa pago, o tráfego orgânico não seca no momento em que deixa de pagar. Como tal, os esforços para desenvolver o tráfego orgânico podem sustentar um negócio quando as despesas de marketing são reduzidas.

Melhor taxa de click-through (CTR)

Uma maior percentagem de utilizadores clica nos resultados orgânicos. Embora existam exceções a esta regra, irá gerar mais cliques a partir de uma listagem orgânica altamente colocada do que a partir de um anúncio pago altamente colocado.

Mais cliques, no geral

Para maximizar a visibilidade e os cliques, irá querer ter listagens nos resultados pagos e orgânicos. Aqui são necessários alguns testes a nível de palavras-chave para ver se está a pagar por cliques que obteria gratuitamente ou aumentando os cliques em geral e CTR tanto nos pagos como nos orgânicos – mas para maximizar verdadeiramente os resultados, é necessária uma forte visibilidade nos pagos e orgânicos.

Âmbito da campanha

Há tantas perguntas novas todos os dias que, para maximizar o alcance, será necessária uma forte visibilidade orgânica. Também não vai querer pagar por todo o tipo de cliques ou anunciar cada peça de conteúdo no seu website.

Vantagem estratégica

A visibilidade na pesquisa orgânica não é rápida nem fácil – o que é uma coisa boa e uma coisa má. Uma vez estabelecido nos resultados orgânicos, os seus concorrentes não podem simplesmente comprar a sua entrada (assumindo que fez as coisas da forma correta). Isto pode proporcionar uma vantagem estratégica sobre a concorrência se estiverem a confiar na pesquisa paga.
No entanto, nem tudo é um mar de rosas, e existem certamente desvantagens associadas ao SEO. Em muitos casos, o tráfego orgânico pode ser lento a passar, e pode ser muito mais do que isso. Se está apenas a começar, e as palavras-chave que está a visar mostram resultados dominados por titãs como Amazon e eBay, então talvez precise de repensar a sua estratégia.
Pode também precisar de desenvolver recursos de conteúdo para alcançar uma forte visibilidade orgânica. Nem todas as empresas têm os recursos internos para enfrentar o desenvolvimento de conteúdos, e isto pode constituir um problema. Táticas como a construção de ligações seguras e sustentáveis podem ser difíceis de dominar, e muitas vezes é necessária uma estratégia, juntamente com o apoio de peritos.
O tráfego orgânico também pode entrar em grande parte através de consultas informativas ou de pesquisa pré-compra. Este tráfego é valioso, mas pode ser necessária uma abordagem mais faseada para alimentar os utilizadores a uma compra. Esta é uma atividade fundamental no marketing digital; no entanto, nem sempre é fácil, e não é uma boa opção para todas as empresas.

PPC: Visibilidade cirúrgica

Como é que a pesquisa paga difere da pesquisa orgânica? Com taxas de click-through e confiança fortemente empilhadas a favor da pesquisa orgânica, porque é que um negócio olharia para a pesquisa paga? Aqui estão alguns dos benefícios que o PPC oferece:

Posição na página

A pesquisa paga domina acima do conteúdo pago. Com normalmente quatro anúncios no ambiente de trabalho e três no telemóvel, um utilizador verá sempre os anúncios de pesquisa paga, mesmo que opte por passar por eles.

Anúncios melhorados

Os anúncios PPC são apenas isso: anúncios. Como tal, tem muito mais controlo granular e mais espaço para a entrega das suas mensagens de marketing. Chamadas, localizações, links de sites, preços e pontos de venda (callouts) são apenas algumas das opções para a criação de anúncios que dominam a página.

Anúncios de produtos visuais
Onde vende um produto, a Google fornece a opção de anúncios de compras visuais (anúncios de listagem de produtos, ou PLAs) que podem ajudar um utilizador a ver em que é que ele vai clicar. Este tipo de anúncio pode realmente melhorar a taxa de cliques, oferecendo uma funcionalidade não disponível na pesquisa orgânica.

Visibilidade da Marca

A execução de anúncios de pesquisa pagos faz com que seja visto pelas pessoas certas. Mesmo que recuem e realizem uma pesquisa de marca antes de clicarem no seu site, essa visibilidade irá pagar dividendos ao seu marketing.

Orçamento

O PPC permite um controlo rigoroso do orçamento. Determine quanto está disposto a gastar por dia (idealmente com algumas ideias iniciais e ideais de retorno), e estabeleça esse limite fixo.

Direcionamento

O PPC fornece uma forma orientada por laser para chegar à frente de potenciais clientes. Os anúncios podem ser direcionados por palavras-chave de pesquisa, hora do dia, dia da semana, geografia, língua, dispositivo e público, com base em visitas anteriores. O tráfego orgânico, por comparação, é muito mais disperso.

Velocidade

Enquanto o desenvolvimento de uma boa visibilidade orgânica pode levar tempo, uma campanha PPC pode ser criada em dias e aumentada em semanas. Não há forma mais rápida de chegar à frente dos clientes no preciso momento em que estão preparados para comprar do que a publicidade paga nos motores de busca.

Ágil

A velocidade proporciona agilidade. Deseja testar um novo produto? Uma nova mensagem de marketing? Pode obter feedback rápido sobre o lançamento de um novo produto (ou produto mínimo viável) executando uma curta campanha publicitária PPC.

Inteligência de marketing

Onde o orgânico esconde em grande parte dados de palavras-chave em nome da privacidade, não existe tal restrição com a pesquisa paga. Com o rastreio da conversão e uma sólida integração com software analítico (como o Google Analytics), podemos determinar que palavras-chave convertem e a que percentagem e custo. Esta inteligência pode ser alimentada diretamente no marketing de pesquisa orgânica (SEO) e pode informar toda a restante publicidade para melhorar os resultados em toda a linha.

Testes A/B

Anúncios de teste facilmente divididos, páginas de destino, e até botões de chamada para ação para determinar onde se encontram os melhores resultados. Mais uma vez, esta informação pode ser introduzida em todos os outros esforços de marketing digital (e tradicional).

Estabilidade

Campanhas PPC não sofrem da mesma turbulência que os resultados orgânicos podem sofrer. Há mudanças, mas estas tendem a ter um impacto muito menor e são mais facilmente geridas. O uso cuidadoso dos tipos de correspondência e a análise dos relatórios dos termos de pesquisa permitem a remoção da pesquisa de lixo e um aumento do ROI ao longo do tempo.

Custo

Apesar do que muitos anunciantes acreditam, uma conta PPC bem estabelecida e gerida pode ser uma forma de baixo custo de gerar leads para o seu negócio. Se é uma empresa local que visa uma pequena área geográfica e um pequeno conjunto de palavras-chave, pode descobrir que pode gerar leads mais do que suficientes sem grandes despesas. Além disso, ao longo do tempo, as contas podem ser ainda mais otimizadas para reduzir os custos e aumentar o retorno.

Tal como na pesquisa orgânica, há muitos benefícios na publicidade de pesquisa paga ou PPC. No entanto, existem também algumas armadilhas que os anunciantes devem ter cuidado.

O PPC pode ser caro. Nem sempre é o caso, mas os custos podem rapidamente somar-se. Se estiver a visar países inteiros ou a realizar campanhas internacionais, esses custos podem ser exponenciais.

A publicidade de pesquisa paga é, como o nome sugere, paga – pelo que requer investimento constante. Pare de pagar o fúnil, e os seus anúncios desaparecem e a sua geração de leads desaparece. Desde que tenha um custo de aquisição sólido, isto não deve ser um problema, mas ao contrário da SEO, pode parecer um mau negócio. Claro que a SEO deve ser contínua para manter a oposição à distância, mas o tráfego orgânico pode ser um pouco mais robusto.

Existem várias opções de publicidade de pesquisa com PPC, e fazer escolhas inteligentes aqui influenciará os resultados. Se vir que as listas de produtos dominam o ecrã para as suas palavras-chave, então os anúncios de texto podem não ter um desempenho tão bom. Da mesma forma, se publicar anúncios de produtos, e apenas anúncios de texto forem devolvidos, então estes anúncios podem não entregar os produtos.

Não é invulgar entrar em guerras de licitação com outros anunciantes, o que pode fazer subir os custos. À medida que começa a publicar os seus anúncios, muitas vezes está a dar uma dentada na maçã digital de outros anunciantes. Fazê-lo pode resultar em aumentos de custos.

Estrategicamente, o PPC é relativamente fácil de copiar. Se um concorrente reparar que está a veicular anúncios, pode veicular anúncios. O seu envio de mensagens pode ser imitado. Todo o seu funil pode ser facilmente avaliado pelos concorrentes. Este é o panorama do marketing digital, e tem de aceitar isso até certo ponto.

O PPC bem sucedido necessita de gestão e otimização especializada – desde a monitorização de propostas, pontuação de qualidade, posições e taxas de click-through. Parte disto pode ser feito com scripts, mas se estiver demasiado ocupado para o fazer corretamente, assegure-se de que tem um perito à sua disposição para manter a sua conta otimizada.

SEO ou PPC?

Não é possível responder a esta pergunta sem levar em consideração a situação única de cada negócio.

Um negócio local com pouca concorrência e uma exigência de apenas algumas pistas por semana poderia provavelmente desenvolver uma boa visibilidade nos resultados de pesquisa local e orgânica com um pouco de gastos ou algum SEO de bricolage.

Uma nova loja de comércio eletrónico que esteja a competir com uma página de resultados da Amazon, eBay e outras grandes lojas de departamento e retalhistas on-line irá provavelmente ter dificuldades na pesquisa orgânica (pelo menos a curto prazo).

Precisa de clientes agora? Está a olhar para longo prazo? O seu website tem autoridade suficiente? Como é a competição na pesquisa orgânica? Qual é o custo por clique na pesquisa paga?

Uma estratégia clara de marketing digital e objetivos claros a curto e longo prazo são essenciais para tomar uma decisão de SEO ou PPC nesta fase.

SEO e PPC

Num mundo ideal, olharíamos tanto para SEO como para PPC. Ambos têm prós e contras e funcionam melhor quando se apoiam mutuamente de forma sinérgica. Onde é possível conseguir que SEO e PPC trabalhem em conjunto, será frequentemente capaz de conduzir resultados que são maiores do que as suas partes componentes.

Entre os benefícios de gerir SEO e PPC em conjunto incluem-se:

• Os dados de palavras-chave e de conversão de PPC podem ser alimentados em pesquisa orgânica (SEO).
• O volume total de tráfego pode ser aumentado através de cliques em palavras-chave pagas e orgânicas para palavras-chave de alto desempenho.
• Palavras-chave de alto custo, de alto volume ou de baixa conversão (mas ainda importantes) podem ser movidas de PPC para pesquisa orgânica.
• Os testes A/B de cópia de anúncios e páginas de destino podem ser introduzidos na sua listagem e páginas de destino orgânico.
• O remarketing permite-lhe permanecer na frente dos visitantes após um toque inicial através da pesquisa biológica e personalizar o envio de mensagens em torno do seu envolvimento com o seu site.
• Teste a sua estratégia de palavras-chave em PPC antes de se comprometer com estratégias de SEO a longo prazo.
• Dirija-se aos utilizadores em todas as fases da viagem do cliente, desde a pesquisa até à comparação com as palavras-chave comerciais.
• Aumente a confiança e a consciência, tendo uma forte visibilidade tanto orgânica como paga.
Na nossa experiência com centenas de empresas, uma estratégia de pesquisa integrada que olha tanto para SEO como para PPC é a abordagem ideal. Os resultados são melhorados em cada canal através da utilização tanto paga como orgânica. Isto não será correto para todos os negócios, mas para um marketing agressivo e de alto crescimento, desejará desenvolver uma estratégia holística de motores de busca em vez de olhar para SEO ou PPC de forma isolada.

Concorda, ou teve uma experiência diferente? Conte-nos a sua experiência e o que encontrou sobre este tópico. Pode também encontrar-nos no LinkedIn, Instagram e Twitter.

Também poderá gostar de . . .

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.