LUDIFICAÇÃO: UM GUIA COMPLETO PARA 2021

Zany Marketing

As técnicas de ludificação são utilizadas para várias aplicações como aprendizagem empresarial, indústria da saúde, formação de indução para a aprendizagem de competências, sectores de RH, educação, marketing, consciência ambiental, etc.

As técnicas de ludificação estão agora a ser utilizadas para várias aplicações como aprendizagem empresarial, indústria da saúde, formação de indução para a aprendizagem de competências, setores de RH, educação, marketing, consciência ambiental, etc.

O que é a ludificação?

A ludificação é definida como o processo de incluir elementos/mecânicas de jogo a uma experiência pré-existente para melhorar o envolvimento e o prazer dos estudantes.

Elementos lúdicos como medalhas, recompensas, tabelas de liderança, desafios com limite de tempo, etc. são normalmente utilizados numa plataforma de ludificação.

De certa forma, a ludificação consiste em criar um foco no resultado final.

Compreender os seus utilizadores e os objetivos que são visados é essencial para que a ludificação funcione eficazmente. A mecânica de ludificação escolhida, recompensas e desenhos devem ser adequados aos grupos de utilizadores para que funcionem corretamente.

Por conseguinte, uma ludificação bem sucedida precisa de cobrir aspetos de fundo – que melhorem o envolvimento dos estudantes através de atividades e tarefas divertidas e da realização do objetivo pretendido ou da intenção original do desenho.

Então o que é a mecânica do jogo? Estes incluem fatores chave como recompensas, reconhecimento, atracão visual, grande narrativa de história, características de avaliação de desempenho, feedbacks, e desafios.

Um desenho lúdico completo deve, portanto, incluir elementos que:

  • Captem a atenção dos alunos;

  • Ofereçam um compromisso de ludificação relevante;

  • Incorpore desafios intrigantes;

  • Fornecer feedback relevante;

  • Incluir recompensas e reconhecimentos atrativos.

Alguma vez se perguntou porque é que a ludificação funciona?

Isso porque oferece uma resposta fácil aos problemas/desafios de aprendizagem mais graves do mundo de hoje – pouca atenção e fraca retenção de conhecimentos!

Os criadores de jogos criam propositadamente imagens visualmente atrativas que captam o interesse do aprendiz. Os jogos são então carregados com elementos que atraem a atenção dos utilizadores e os ajudam a progredir em diferentes níveis, enquanto desfrutam da viagem.

Ludificação vs Aprendizagem com base em jogos

As pessoas confundem frequentemente os jogos com a ludificação. No entanto, a ludificação para fins de aprendizagem, educação, ou mesmo empresariais, nem sempre tem a ver com a criação de uma nova estrutura. Trata-se de integrar os conceitos de criação de jogos e os seus benefícios nos modos de aprendizagem existentes para tornar o processo mais envolvente e motivador.

Por outras palavras, os jogos são brincadeiras competitivas com um conjunto de regras e passos. A ludificação, por outro lado, faz uso dos elementos divertidos de um jogo enquanto os aplica a contextos não relacionados com jogos para criar mudanças comportamentais e aprendizagem a longo prazo.

Enquanto a aprendizagem baseada no jogo utiliza simplesmente os elementos de um jogo para dar conhecimento ou ensinar uma habilidade escolhida, a ludificação aplica a mecânica do jogo em situações não relacionadas com o jogo para obter os resultados desejados. Enquanto a aprendizagem baseada no jogo tem tudo a ver com a integração da mecânica do jogo com a formação, a ludificação concentra-se mais em elementos chave como recompensas para obter os resultados desejados.

A componente neuro científica

Então, porque é que gostamos tanto da ludificação?

Isto porque a investigação científica apoia a teoria de que os jogos aumentam a interação e os níveis de envolvimento no cérebro humano.

O cérebro humano trabalha a nível neurológico com a ajuda de vários neurotransmissores químicos. A dopamina é um neurotransmissor ligado a melhorias de humor, memória, e efeitos anti-stress.

A dopamina tem sido diretamente correlacionada com a capacidade de aprender facilmente novas tarefas.

As recompensas, medalhas, desafios saudáveis, feedback, etc. foram considerados muito eficazes no aumento dos níveis de dopamina no cérebro, o que está ainda mais ligado a mudanças de comportamento positivas como retenção de conhecimento, trabalho de equipa, etc.

O impacto neuro científico do aumento dos níveis de dopamina é utilizado ao criar o desenho de ludificação e ao utilizar técnicas chave de ludificação dentro do mesmo.

Uma interessante peça de investigação intitulada “Os Jogos de Vídeo Podem Aumentar o Tamanho e a Conectividade do Cérebro” de Christopher Bergland diz que a neurociência acredita agora que os jogos de vídeo estimulam o crescimento de novos neurónios e a conectividade em diferentes partes do cérebro responsáveis por funções como a memória, orientação espacial, planeamento, estratégia, etc. O estudo relata melhorias nos níveis de neuro génese e neuro plasticidade das principais partes do cérebro.

Técnicas de ludificação

Todos os ambientes de aprendizagem são únicos nas suas exigências e objetivos. Dito isto, seguem-se alguns passos comuns para a conceção de um plano de aplicação de ludificação bem sucedido:

  • Identificação das principais barreiras;

  • Desenvolver percursos de aprendizagem personalizados para cada estudante para gerar interesse de aprendizagem;

  • Design para um compromisso de ludificação significativo;

  • Usar feedback imediato para melhorar a aprendizagem;

  • Utilização eficaz de recompensas, pontos e quadros de liderança para criar interesse, motivação e reconhecimento entre os grupos de estudantes.

As técnicas de ludificação comummente utilizadas, como o estabelecimento de objetivos de aprendizagem, a utilização de técnicas e timings de lançamento corretos, a avaliação do progresso e feedback, recompensas e medalhas, etc., são essenciais para o sucesso dos resultados.

Além disso, ao utilizar técnicas de ludificação, é essencial lembrar que o processo consiste em promover uma competição saudável e não apenas uma corrida até ao topo. A ênfase na aprendizagem, no trabalho de equipa e na participação é, portanto, igualmente importante.

Conceitos modernos de ludificação como pepitas de micro-aprendizagem, ludificação personalizada, e jogos ligados às redes sociais também podem ser utilizados para gerar resultados eficazes.

Elementos-chave da ludificação

Vários estudos relatam que a mecânica dos jogos, quando adequadamente utilizada, tem um impacto positivo na motivação e participação dos utilizadores em contextos não lúdicos (Fonte: Herzig et al.in Matallaoui et al: 4, 2016).

Os elementos de ludificação funcionam através de um conjunto de princípios comuns. Comecemos por compreender os princípios da ludificação antes de detalhar os elementos-chave utilizados na conceção da ludificação.

Princípios da ludificação

Os princípios da ludificação são semelhantes aos elementos de conceção de jogos. Os criadores de jogos veteranos compreendem a necessidade de criar um compromisso de aprendizagem bem sucedido. Isto é conseguido através da adição de aspetos motivacionais como medalhas/recursos que encorajam os utilizadores a continuar a avançar para o nível seguinte.

Alguns princípios importantes de ludificação que precisam de ser seguidos durante o planeamento de um desenho de jogo incluem:

  • Enredo criativo – Incluindo uma grande narrativa é o primeiro ponto de atração de um jogo que ajuda a tocar nos instintos naturais de um jogador.

  • Desafios bem planeados e envolventes – Os desafios asseguram que os alunos se mantêm empenhados e entusiasmados para procurar os próximos níveis num jogo.

  • Níveis de jogo devidamente calibrados – Assegurar que os níveis de jogo são planeados para estarem a um nível apropriado que não seja extremamente difícil de desmotivar os estudantes nem demasiado fácil de terminar o seu interesse.

  • Criar motivação através de recompensas e medalhas – Nada funciona como reconhecimento e recompensas.

  • Acessibilidade – Assegurar que todos os jogadores tenham igual alcance para várias ferramentas e informações.

  • Visuais e estética do jogo – Assegurar que o jogo é concebido para criar as primeiras impressões poderosas é necessário para atrair os alunos.

  • Aprendizagem a longo prazo – A ludificação precisa de encorajar o pensamento crítico para uma aprendizagem a longo prazo, profunda e significativa.

Elementos de ludificação

Seguem-se os sete elementos-chave utilizados na ludificação:

1. Motivadores:

Os condutores motivacionais são elementos necessários de aprendizagem. Incluindo fatores motivacionais eficazes durante a conceção de uma estrutura de ludificação. Enquanto as recompensas podem ser motivação para alguns estudantes, outros recebem o pontapé desejado ao aceitarem desafios envolventes. A adição de elementos de desafios e recompensas pode criar um desejo de aprender e crescer.

Contudo, a identificação dos motivadores certos com base no público alvo é frequentemente uma tarefa desafiante. Os motivadores podem ser tanto intrínsecos como extrínsecos.

Os fatores de motivação intrínsecos podem incluir aceitação, experiência, autonomia, desenvolvimento de competências, desafios, poder, comportamento social, etc.

Os fatores de motivação extrínsecos podem variar entre crachás, pontos, dinheiro, feedback, reconhecimento, fama, tabelas de liderança, etc. As atuais tendências de ludificação fazem mais uso de motivadores extrínsecos para aumentar o envolvimento dos estudantes.

Um equilíbrio ponderado de motivadores tanto intrínsecos como extrínsecos cria um design de ludificação ideal.

2. Objetivos de aprendizagem:

Um dos elementos-chave da ludificação e o primeiro passo na conceção de um jogo é alinhá-lo com os objetivos de aprendizagem da organização.

A necessidade de manter as tarefas do jogo e os elementos de aprendizagem em sincronia com os objetivos organizacionais ajuda os alunos a alcançar com sucesso os objetivos estabelecidos no início do jogo.

3. Conceção e apresentação do jogo:

O desenho intrigante do jogo é o primeiro passo para assegurar que os estudantes obtenham uma experiência espantosa durante o processo.

Uma conceção de jogo conceptualizada com sucesso inclui os padrões de comportamento dos estudantes, planeando as viagens do estudante, criando múltiplos caminhos para a conclusão da tarefa, acrescentando níveis crescentes de complexidade que progridem com a aprendizagem, e mantendo os estudantes à espera das recompensas.

Outras características do design de jogos utilizadas pelos designers incluem avatares (que são uma representação visual no ecrã de jogadores reais), histórias significativas, etc.

4. Recompensas:

Uma estrutura de recompensa bem planeada é parte integrante da ludificação. Como explicado anteriormente, as recompensas devem estimular motivadores intrínsecos e extrínsecos para alcançar os objetivos de aprendizagem. Assim, é importante compreender o comportamento do estudante e planear as recompensas de acordo com este.

As recompensas frequentemente utilizadas incluem pontos, posições de liderança, medalhas de ludificação, ou benefícios monetários.

5. Desafios saudáveis:

A criação de um envolvimento significativo dos estudantes, incorporando desafios saudáveis e realizáveis, é um importante elemento de ludificação. Os desafios ajudam a manter os estudantes envolvidos e a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas nos estudantes.

No entanto, é importante lembrar que os desafios têm de ser adequadamente planeados de modo a continuar a atrair o interesse dos utilizadores. Os utilizadores precisam de se sentir interessados nas tarefas e estar suficientemente motivados para aceitar os desafios e realizar tarefas e seguir em frente.

6. Feedback:

O feedback instantâneo é um elemento essencial de ludificação. É importante assegurar que os estudantes tenham acesso a feedback em tempo real para verem o seu desempenho. Os feedbacks podem assumir a forma de um relatório de progresso ou de um gráfico de desempenho.

É também importante lembrar que o feedback anda de mãos dadas com as recompensas. A avaliação do progresso instantâneo e o feedback devem ser alinhados com pontuações, medalhas, e posições no quadro de liderança.

7. Regras:

Todos os jogos são definidos pelo seu conjunto único de regras. Da mesma forma, a ludificação deve sempre incluir regras definidas que os estudantes são obrigados a seguir.

As regras são importantes para criar uma viagem de aprendizagem bem planeada. Por conseguinte, é importante que os estudantes estejam completamente conscientes de todas as regras do jogo antes de iniciar o processo.

Vantagens e Aplicações da Ludificação

Aprendemos que as técnicas de ludificação (em comparação com as opções tradicionais de aprendizagem/formação) mostram uma elevada taxa de sucesso quando se trata de alcançar objetivos de aprendizagem. Graças à neurociência, também compreendemos a mecânica cerebral que funciona por detrás da ideia.

Quais são então os benefícios da utilização da ludificação?

E quais são as áreas/sectores chave que podem fazer uso de elementos de ludificação?

Vantagens da ludificação

Seguem-se as principais vantagens de utilizar a ludificação para alcançar os objetivos de aprendizagem:

  1. Melhora o envolvimento dos estudantes: As técnicas de ludificação ajudam a criar uma paixão pela aprendizagem, misturando as proporções apropriadas de diversão. Isto ajuda ainda mais a aumentar o envolvimento do utilizador, o que ajuda a aumentar a produtividade. Vários elementos de ludificação, como recompensas, desafios, etc., encorajam os estudantes a continuar e a avançar para os níveis seguintes.

  2. Promove a aprendizagem a longo prazo: A ludificação motiva os empregados a adquirir conhecimentos a longo prazo que podem ser traduzidos e utilizados em situações em tempo real. Os estudantes são mantidos envolvidos e interessados nas etapas e níveis de jogo, utilizando designs de jogo atrativos. Em comparação com programas de formação aborrecidos e módulos de aprendizagem utilizados tradicionalmente, a ludificação mostra uma maior taxa de sucesso na criação de aprendizagem a longo prazo.

  3. Reduz o stress: Já falámos muito sobre os benefícios da ludificação na redução do stress. A ludificação faz uso de elementos divertidos no jogo para encorajar os alunos a participar e aceitar novos desafios enquanto desfrutam do processo. Como mencionado anteriormente, os jogos criam níveis aumentados de dopamina no cérebro, o que ajuda a elevar o humor e a criar um equilíbrio feliz entre trabalho e aprendizagem.

  4. Ajudas ao desenvolvimento cognitivo e mudanças de comportamento: A ludificação é conhecida por aumentar a neuro plasticidade e desencadear o desenvolvimento cognitivo. Além disso, os jogos permitem um maior desenvolvimento em certas partes do cérebro como as responsáveis pela memória. Sabe-se que a ludificação na formação empresarial cria mudanças de comportamento positivas, como o aumento do trabalho de equipa, vontade de aprender, etc.

  5. Reconhecimento: Está provado que um bom número de pessoas anseiam pelo reconhecimento, mais ainda do que recompensas. A ludificação é um meio altamente eficaz de observar os esforços desenvolvidos pelos alunos, em vez de apenas recompensar os resultados. Os criadores de jogos com mais experiência compreendem a necessidade de reconhecer os esforços e o impacto que o reconhecimento positivo tem no progresso de um aprendiz.

  6. Cria o domínio do assunto: A possibilidade de melhoria contínua é o que nos mantém empenhados em jogos. Os humanos gostam de dominar os seus jogos. Aprender sobre uma habilidade não é muitas vezes suficiente. Dominá-la dá uma sensação de bem estar e satisfação. A ludificação não só ajuda a aprender novas habilidades, mas oferece situações apropriadas para dominar a habilidade e utilizá-la em cenários em tempo real. Os criadores de jogos asseguram a utilização de níveis de jogo adequados (que progridem nos níveis de complexidade e desafios) de modo a criar um caminho de aprendizagem que leva ao domínio completo das competências-alvo.

  7. Aumenta a motivação: Trabalhar para melhorar os seus próprios registos, melhorar as suas referências, ser recompensado pelas suas realizações e reconhecido pelos seus esforços são fatores de motivação enormes. Cobrimos motivadores intrínsecos e extrínsecos no início do artigo. A ludificação faz uso destes e utiliza elementos como recompensas, medalhas, posições de liderança, etc. para motivar os alunos a continuarem e a trabalhar para melhorar o seu desempenho.

Principais Áreas de Aplicação

Os conceitos de ludificação têm sido utilizados em vários aspetos da vida em que a aprendizagem e o crescimento são necessários. Dos sectores empresariais aos institutos educacionais, a ludificação tem demonstrado um imenso potencial.

Organizações, espaços de formação física, institutos educacionais, grupos de vendas e marketing estão todos a reconhecer o valor proporcionado pela ludificação quando se trata de transmitir novas aprendizagens entre grupos.

De acordo com os relatórios do eLearning Industry, os principais segmentos de aplicação para a ludificação incluem empresas, instituições governamentais, governos locais, consumidores e institutos educacionais.

Seguem-se alguns sectores de aplicação chave que fizeram uso de técnicas e princípios de ludificação dentro dos seus objetivos de formação:

1. Ludificação para a aprendizagem e formação corporativas

As técnicas de ludificação do local de trabalho têm sido utilizadas com sucesso pelas empresas para ajudar na formação e ensino de competências dos empregados. As aplicações da ludificação para eLearning não são desconhecidas. Além disso, as plataformas de ludificação têm sido utilizadas para ministrar formações corporativas como:

  • Formação em produtos;

  • Formação por indução;

  • Formação em vendas;

  • Formação em Garantia de Qualidade;

  • RH e recrutamentos;

  • Competências transversais, etc.

Num mundo empresarial, é necessário que os empregados assimilem a cultura organizacional e obtenham uma compreensão profunda das suas políticas e objetivos. A formação baseada na ludificação, incluindo mecanismos de jogo chave como recompensas e feedback, ajudam o trabalhador a aprender, bem como a utilizar os conhecimentos para uma utilização a longo prazo da vida profissional.

Um interessante estudo conduzido pela Talent LMS mostra que:

  • 97 % dos empregados concordam que a ludificação ajuda a melhorar o trabalho;

  • 87 % dos empregados sentem que isso os torna mais produtivos;

  • 85 % gosta de gastar mais tempo com software lúdico;

Assim, ficou provado que a jogabilidade empresarial melhora a produtividade global, comportamento, lealdade e atitude de trabalho em equipa dos funcionários.

Uma maior ludificação funciona como uma ferramenta eficaz de RH e ajuda na criação de políticas de empregados, formação de indução, bem como recrutamentos.

2. Ludificação para a Educação

Os jogos funcionam sobre a mente humana criando um aumento da motivação e do envolvimento dos aprendizes. No mundo moderno, onde as pessoas têm curtos períodos de atenção, esta é uma das ferramentas mais importantes a utilizar no sector da educação.

Os estudantes incapazes de se concentrarem, de utilizarem as suas aprendizagens em cenários da vida real, de gerirem a retenção de conhecimentos a longo prazo e o crescimento chocante das taxas de abandono escolar é um indicador de que a aprendizagem precisa de ser mais envolvente e divertida para o estudante.

Um dado interessante publicado no Online Journal of Applied Knowledge Management sobre “Os efeitos dos elementos de ludificação em plataformas de e-learning” sugere que a ludificação tem um impacto na vontade dos estudantes de aprender de uma forma agradável.

O estudo sugere as seguintes percentagens de preferências de elementos de ludificação pelos estudantes:

  • Atualizações de perfil – 53%

  • Obtenção de pontos – 27,2%

  • Distintivos – 14,1%

  • Outros prémios – 5,4%

Educadores de todo o mundo têm vindo a discutir as formas de incluir a ludificação como parte dos seus métodos regulares de ensino para tornar a aprendizagem divertida e desafiante para os estudantes.

Alguns exemplos que têm sido utilizados com sucesso incluem:

  • Ludificação das notas – abandonar notas e usar posições de liderança;

  • Atribuir diferentes níveis de aprendizagem com medalhas de ludificação;

  • Incluir os jogos de vídeo educativos como parte do currículo;

  • Acrescentar competição saudável;

  • Criar desafios divertidos;

  • Jogos de trabalhos de casa, etc.

3. Ludificação para a Saúde

As técnicas de ludificação contribuíram de forma significativa e positiva para o mundo da saúde e da aptidão física. Várias aplicações de ludificação como Fitocracy, Hidrate Spark, Keas, MyFitness Pal, Pokémon Go, Ingress, etc. encorajam os utilizadores a fazer exercício, beber mais água ou esquemas gerais de saúde e bem-estar dos empregados.

Os utilizadores podem competir com outros utilizadores em plataformas sociais e são premiados com pontos e medalhas virtuais para reconhecer o seu trabalho árduo e os seus marcos de aptidão. Os investigadores de saúde estão também a estudar a utilização de plataformas de ludificação para gerir condições de saúde mental como depressão, ansiedade, etc.

4. Ludificação para o Marketing

Então como é que os princípios da ludificação ajudam o mundo do marketing e das vendas? Para começar, as equipas de marketing precisam de motivadores fortes. Incentivos e recompensas ajudam-nas a subir os seus níveis de motivação e a fazer esforços extra no jogo. Além disso, os jogos também ajudam a atrair clientes de uma forma semelhante.

Estudar o comportamento dos consumidores e conceber jogos que os atraiam faz parte da estratégia de marketing lúdico. Os consumidores recebem ainda recompensas (vales-presente da marca, pontos de bónus, descontos, etc.) que criam uma sensação de realização e promovem a lealdade à marca.

Algumas das estratégias comuns utilizadas pelos criadores de jogos ao integrá-lo com os objectivos de marketing são:

  • Compreender os potenciais clientes;

  • Definir um sistema de recompensas e criar recompensas significativas que promovam também a marca;

  • Que os desenhos do jogo sejam simples, mas criativos;

  • Foco no quociente da diversão.

5. Ludificação para design de novas tecnologias

Nas últimas décadas, foram notados vários projetos tecnológicos bem sucedidos utilizando a mecânica da ludificação. Estes desenhos baseiam-se na utilização de motivadores tanto extrínsecos como intrínsecos. Jogos online, compras online, encontros online, e aplicações matrimoniais, redes sociais incluem a ludificação nos seus elementos de desenho.

Os designs de jogos centrados no jogador ajudam a promover a conectividade, bem como uma mudança comportamental nos clientes que procuram soluções tecnológicas.

6. Ludificação para Empresas

A ludificação é uma ferramenta muito eficaz para os proprietários de empresas. É aplicada para aumentar o envolvimento dos consumidores, o desempenho dos trabalhadores, a formação interna, a inovação e as ideias, a sustentabilidade, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores, o marketing e as vendas.

Exemplos bem sucedidos como a M&M’s Eye Spy Pretzel ou a campanha Nike+ para promover o conhecimento da marca e criar campanhas de marketing eficazes para novos produtos foram consideradas positivas. Do mesmo modo, a Quirky adapto a ludificação para angariar novas ideias inovadoras de inventores de todo o mundo para fins de desenvolvimento de produtos.

A ludificação nos negócios precisa de adotar os seguintes pontos-chave:

  • Compreender e identificar o seu público-alvo;

  • Envolvê-los com incentivos significativos;

  • Identificar e definir os objetivos comerciais a estar em sincronia com a conceção do jogo;

  • Tornar o jogo centrado no jogador.

Numa altura em que o mundo está cada vez mais ligado através da Internet, faz todo o sentido que comece a considerar colocar as suas formações online. Contacte-nos e descubra como pode tornar essa experiência mais agradável e interativa para os seus alunos.

Também poderá gostar de . . .

O QUE É O MARKETING MÓVEL?

O QUE É O MARKETING MÓVEL?

O QUE É O MARKETING MÓVEL? O marketing móvel é uma estratégia de marketing digital multi-canal...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.