GUIA COMPLETO DE KPI PARA O MARKETING DIGITAL

Zany Marketing

Author: Zany Marketing

30 . 08 . 2021

Pode fixar os seus KPI ou pode fixar o seu orçamento. Não podem ser ambos consertados.

Os KPI de marketing digital são utilizados por empresas de todas as dimensões para medir os seus resultados de marketing. Neste guia, encontrará 37 KPI de marketing que todas as empresas devem seguir.

Diz-se frequentemente que 80% do resultado vem de 20% do esforço. A mesma regra aplica-se às atividades de marketing. Mas onde deve concentrar os seus esforços e recursos de marketing? Muitos comerciantes digitais confiam nos KPI de marketing para tomar decisões e avaliar os seus dados de marketing de uma forma mais organizada e informativa.

O que são os KPI do marketing?

Marketing KPI (Key Performance Indicator) é um valor mensurável que os profissionais de marketing utilizam para avaliar o sucesso em todos os canais de marketing. Os KPI mais populares no marketing digital incluem o Cost Per Lead (CPL), Marketing Qualified Leads (MQL), Cost Per Acquisition (CPA), e Website Visits Per Marketing Channel (Visitas por Canal de Marketing).

Principais categorias de KPI de marketing

Com a ajuda de um dashboard e ferramentas de marketing adequadas, pode obter uma visão abrangente do seu desempenho de marketing e tomar decisões informadas para melhorar os seus resultados mês após mês.

Para responder a esta pergunta, é crucial avaliar o desempenho da sua geração de leads, redes sociais, publicidade, e estratégia SEO. E a melhor forma de o fazer é seguir diferentes KPI.

Os KPI no marketing podem ser divididos em cinco categorias principais:

  • Geração de leads

  • Website e métricas de tráfego

  • Otimização SEO

  • Publicidade paga

  • Acompanhamento das redes sociais

Geração de leads

Para avaliar se as suas táticas de geração de leads compensam, monitorizar a relação custo-eficácia dos seus canais de geração de leads e aquisição de clientes.

1. Novas leads

Esta métrica amplamente utilizada que indica o número de novas pistas adquiridas é, regra geral, utilizada com uma periodicidade mensal. Uma nova lead pode ser alguém que se inscreva para um teste gratuito ou que crie uma conta no seu site de venda a retalho online.

Como medir: Utilize o seu software de gestão de pipeline para obter os dados mais recentes, e filtre os leads por datas para ver o número de novos leads durante um determinado período.

Como melhorar: Aumente o orçamento das campanhas publicitárias de custo por clique, crie conteúdos otimizados em SEO para serem encontrados através de motores de busca, e experimente novas ofertas de desconto temporárias.

2. Elementos qualificados por mês

A monitorização do número de leads qualificadas mostra se as suas campanhas de marketing estão efetivamente centradas em leads direcionadas ou apenas a gerar tráfego que não é o seu público potencial. Os potenciais clientes, que têm potencial para se tornarem clientes pagantes, podem ser categorizados em três grupos:

Leads qualificadas de marketing (MQL) – leads que a equipa de marketing decide encaminhar para a equipa de vendas.

Leads aceites de vendas (SAL) – prospetos que a equipa de vendas aceitou e irá acompanhar.

Leads qualificadas de vendas (SQL) – leads considerados clientes potenciais, levando a uma atenção concentrada e levando os leads mais longe no ciclo de vendas.

Como medir: Categorize todas as leads no seu fúnil de vendas utilizando software CRM. Filtrar os potenciais clientes potenciais por etiquetas e datas para ver o número exato de leads mensais qualificados em cada categoria de qualificação.

Como melhorar: Criar campanhas micro-segmentadas para atingir o público certo.

3. Custo por liderança gerado

Cost-per-lead (CPL) mostra o custo de aquisição de uma nova perspetiva. Complementado com a métrica cost per-conversion, é possível avaliar se as campanhas de marketing são lucrativas.

Como medir: Resumir o tempo, recursos e dinheiro gasto em atividades de marketing e comparar os resultados com o número de leads mensais.

Como melhorar: Veja que tipos de campanhas gratuitas e pagas funcionam melhor para si e aumente o orçamento e o tempo gasto. Além disso, crie e partilhe conteúdos de qualidade nos meios de comunicação social para obter tráfego (quase) gratuito no website e novas leads.

4. Custo por conversão

Este KPI de marketing mostra quanto custou adquirir leads que se converteram em clientes pagantes. Enquanto uma campanha publicitária pode gerar centenas de leads para si, muitas vezes apenas menos de 2% tornam-se em clientes. Se o custo por conversão for inferior ao valor de vida do seu cliente, a sua estratégia de marketing digital está a desperdiçar recursos em vez de gerar lucro.

Como medir: Dependendo do seu tempo de conversão de leads, é aconselhável seguir esta métrica com um intervalo de tempo de, pelo menos, dois meses (pois leva tempo para as leads se converterem). Calcule o custo mensal de tempo e recursos gastos numa fonte de aquisição de leads, ou seja, campanhas Adwords, conteúdo de blogs, gestão de redes sociais, etc.

Em seguida, utilize a sua ferramenta de marketing ou CRM para ver quantas das leads desse mês, de uma determinada fonte, se converteram em clientes pagantes desde que entraram no seu fúnil de vendas. Divida o custo mensal total de uma fonte principal com o número de conversões para ver quanto lhe custou a aquisição de um novo cliente.

Para uma métrica precisa do custo por conversão, monitorizar diferentes canais de marketing separadamente. Desta forma, encontra as fontes de chumbo mais valiosas e pode concentrar a sua energia e recursos na amplificação do alcance destes canais.

Como diminuir: Crie campanhas de marketing micro-segmentadas. Melhore a experiência do utilizador do seu serviço ou produto, forneça materiais de ajuda e guias de configuração.

Quando gerir campanhas publicitárias PPC, meça sempre o custo por conversão em vez de custo por clique, impressões, e outras métricas de “vaidade”.

5. Tempo médio de conversão

A monitorização do tempo para a conversão de leads em utilizadores pagantes mostra a eficácia do seu processo de vendas. Se o tempo de conversão for demasiado longo, os seus potenciais clientes podem perder o interesse no seu serviço ou produto, e pode acabar por perdê-los para um concorrente.

Como medir: Utilize o seu software de base de dados de clientes para recolher dados sobre as datas de aquisição de um novo chumbo e transformá-los em clientes pagantes. Calcule o tempo médio entre tornar-se um cliente principal e convertê-lo num cliente pagante (ou peça à sua ferramenta de CRM que o faça por si).

Como diminuir: Faça ofertas de desconto sensíveis ao tempo e forneça orientações úteis ao longo de todo o processo de compra. Utilize anúncios de remarketing para lembrar os seus leads ao seu produto.

6. Taxa de Retenção

Este KPI de marketing mostra o número de clientes que continuam a utilizar o seu produto durante um período de tempo prolongado e fazem compras repetidas. Ao monitorizar a taxa de retenção, vê como os seus clientes estão bem empenhados.

Aqui está uma fórmula rápida: Taxa de Retenção = ((CF – CN) / CI)) x 100

  • CF = número de clientes no final do período

  • CN = número de novos clientes adquiridos durante o período

  • CI = número de clientes no início de um período

Como melhorar: Proporcionar uma excelente experiência de utilização e design do produto/embalagem.

7. Taxa de atrito

Também chamada taxa de rotatividade, esta métrica mostra a percentagem de clientes que já não compram os seus produtos ou serviços. O aumento da taxa de rotatividade pode ser um sinal de má experiência do utilizador ou de desempenho lento do serviço.

Como medir: Monitorizar quantos clientes deixaram de pagar pelos seus serviços ou de encomendar os seus produtos durante o último ano. Calcule a taxa de desgaste como uma percentagem de toda a sua base de clientes.

Como diminuir: Da mesma forma que a taxa de retenção, a taxa de rotatividade depende da qualidade dos seus serviços.

8. Pontuação Líquida de Promoção

Qual é a probabilidade de um cliente recomendar o seu produto ou serviço a um amigo? De acordo com a Pontuação Líquida de Promoção, existem três níveis de defesa do cliente:

  • Os promotores (pontuação 9-10) são entusiastas leais que elogiam a sua empresa aos outros e impulsionam as suas vendas.

  • Os passivos (pontuação 7-8) estão satisfeitos, mas são clientes pouco entusiasmados que partem quando veem uma oferta melhor.

  • Os detratores (pontuação 0-6) são clientes infelizes que espalham informações negativas sobre a sua empresa e podem prejudicar a sua imagem de marca.

Como medir: Esta métrica de marketing pode ser medida numa escala de dez pontos através da realização de inquéritos e entrevistas a clientes. A forma mais fácil é fazer esta pergunta no e-mail de acompanhamento de uma encomenda de produto ou de uma nova subscrição.

Como melhorar: Proporcionar o melhor atendimento ao cliente que se possa imaginar. Oferecer benefícios e informações que os seus clientes nem sequer esperavam receber.

Website e tráfego

9. Tráfego mensal do website

Para além do tráfego global, controlar o número de visitas a categorias de múltiplas páginas, tais como a sua página inicial, página de preços, blogue, páginas de destino, etc. Utilize esses números para avaliar que partes do seu sítio web têm a maior taxa de conversão e aplique as melhores práticas também a outras páginas.

Como medir: Use uma ferramenta analítica, como o Google Analytics.

Como melhorar: Para aumentar o tráfego do seu website, pode gastar mais em publicidade paga (custo por clique) ou criar conteúdo otimizado em SEO para ganhar visitantes através de pesquisa orgânica.

10. Retorno vs novos visitantes

Ao medir a percentagem de visitantes que regressam, vê como o seu público está empenhado. Por exemplo, uma baixa taxa de retorno a uma página de blogue pode indicar que o seu conteúdo não é suficientemente convincente para que as pessoas voltem para mais.

Como melhorar: Forneça informações úteis no seu blogue e páginas de destino; utilize anúncios de remarketing para lembrar os visitantes passados da sua marca e ofertas.

11. Visitas por canal

A compreensão das suas fontes de tráfego de entrada ajuda a determinar os canais de marketing mais rentáveis. Se realizou recentemente uma campanha publicitária paga, pode avaliar o seu desempenho, analisando quanto tráfego (e leads) trouxe.

Como medir: Estabeleça códigos de referência para campanhas pagas para ter uma visão completa do tráfego que geram.

Como melhorar: Para aumentar o tráfego pago, criar anúncios com imagens convincentes e uma proposta de valor convincente. Para tráfego orgânico, melhore o seu SEO interligando as páginas do seu website e fornecendo conteúdos úteis.

12. Tempo médio na página

Esta métrica é especialmente importante para o tráfego de pesquisa orgânica, pois o Google classifica as páginas com base na sua relevância. Quanto maior for o tempo médio no seu site, mais provável é que classifique bem nos resultados de pesquisa e converta mais visitantes em leads.

Como melhorar: Forneça conteúdo mais convincente e útil, adicione mais informação nas suas páginas. Complemente as suas páginas de destino com imagens coloridas para texto organizado e de fácil leitura.

13. Taxa de conversão de páginas web

Uma página pode ser visitada milhares de vezes. Mas o resultado final é que se não converter, não há qualquer utilidade em direcionar tráfego pago para este site.

Como medir: O Google Analytics dá-lhe uma excelente visão geral da taxa de conversão de cada página.

Como melhorar: Teste coisas que poderiam melhorar a taxa de conversão das suas páginas de destino – alterar a CTA, adicionar imagens ou alterar pedaços de texto.

14. A taxa de conversão para o conteúdo da chamada para a ação

Se criou páginas web ou conteúdos com uma clara chamada para a ação, deve medir se estes se convertem. Esta métrica de marketing é especialmente útil se estiver a utilizar campanhas pay-per-click para conduzir o tráfego para páginas específicas. Ao comparar o preço por conversão e o valor de vida útil do cliente, é possível avaliar a sustentabilidade do seu conteúdo CTA.

Como medir: Pode configurar eventos do website no Google Analytics para acompanhar cada clique nos seus CTA e conteúdo.

Como melhorar: Apresente uma proposta de valor convincente, adicione mais CTA às suas páginas e conteúdos, teste várias mensagens de chamada para ação para ver o que funciona melhor.

15. Taxa de cliques (CTR) em páginas web

O CTR mostra quão eficazmente a chamada para as ações do seu sítio atrai a atenção das pessoas e fá-las clicar para mais informações.

Como medir: Use uma ferramenta de mapeamento do calor.

Como melhorar: Use links para ligar diferentes páginas de aterragem, artigos de blogues e estudos de caso. Criar mensagens CTA que façam com que as pessoas queiram clicar nelas.

16. Páginas por visita

Este KPI de marketing mostra se a navegação do seu sítio é estabelecida numa ordem lógica e inclui uma convocação obrigatória para a acção.

Como medir: Use a ferramenta Google Analytics, ou outra semelhante, para ver quantas páginas um visitante médio parece por sessão.

Como melhorar: Torne o seu sítio web o mais facilmente navegável possível.

SEO (Optimização para motores de busca)

O tráfego orgânico a partir dos motores de busca é um dos canais de liderança mais rentáveis para os publicitários digitais. As métricas SEO centram-se principalmente no tráfego orgânico e na aquisição de leads micro-segmentadas.

17. Links de entrada para um website

Medir apenas os links de qualidade de páginas com alta classificação de páginas. O número de ligações de entrada mostra se o seu conteúdo é partilhado em outros sítios. Pode também indicar se é considerado um especialista da indústria numa determinada área.

Como medir: Use ferramentas SEO para rastrear a web e ver todas as ligações de entrada para o seu website.

Como melhorar: As ligações de entrada vêm com uma reputação, portanto estabeleça a sua marca como um perito da indústria para ser incluído em notícias, artigos e relatórios.

18. Tráfego da pesquisa orgânica

Esta métrica SEO mostra o número de visitas mensais ao website que vêm através dos resultados dos motores de busca do Google, Bing, etc.

Como melhorar: Melhore o seu conteúdo para se posicionar mais alto nas páginas de resultados dos motores de busca (SERP).

19. Novas pistas da pesquisa orgânica

Monitorize o número de novas leads que encontraram a sua marca através de uma consulta ao motor de busca. Acompanhe este KPI como uma percentagem de todos os novos leads para avaliar o valor da pesquisa orgânica para as suas vendas e lucros.

Como medir: Utilize ferramentas analíticas de marketing para monitorizar quantos leads vieram da fonte orgânica.

Como melhorar: Faça com que seja uma prioridade a classificação elevada para palavras-chave específicas que estejam intimamente relacionadas com o seu serviço ou uma oferta de produto. Crie uma estratégia SEO e publique conteúdos que apoiem os seus objetivos de classificação por palavras-chave.

20. Conversões a partir da pesquisa orgânica

Este KPI mostra se as suas palavras-chave que ocupam uma posição elevada nos resultados dos motores de busca estão ligadas à sua proposta de valor. Uma baixa taxa de conversão orgânica indica que poderá ter palavras-chave de alto nível que confundem o público e transmitem mensagens erradas sobre o seu serviço ou oferta de produto.

Como medir: Utilize a sua ferramenta CRM e classifique os clientes pagantes por datas (por exemplo, mês passado) e fontes principais (pesquisa orgânica).

Como melhorar: Crie uma estratégia de SEO para classificar alto para palavras-chave micro-segmentadas. Em seguida, assegure-se de que a sua abordagem de lead-to-customer é eficiente e faz com que as pessoas queiram subscrever o seu serviço ou encomendar o seu produto.

21. Autoridade da página

A alta autoridade da página ajuda o seu conteúdo e páginas de destino a ter um bom desempenho nos resultados dos motores de busca. Pode monitorizar a classificação da sua página com várias ferramentas SEO.

Como medir: Use ferramentas SEO para uma visão geral da autoridade de cada página.

Como melhorar: Interligação a páginas do seu sítio web. Se tiver uma série de blogues sobre um tópico em particular, assegure-se de que todos os artigos se ligam uns aos outros. Além disso, precisa de obter alguns links de entrada de diferentes domínios.

22. Classificação no Google PageRank

A métrica deste website é calculada pelo Google utilizando vários algoritmos para determinar a importância das páginas web. Baseia-se na qualidade e quantidade de links de entrada que dirigem para uma determinada página.

Como medir: Use um verificador de classificação de páginas para ver o valor desta métrica de SEO.

Como melhorar: Obtenha mais ligações de entrada para o seu sítio web através de blogues de convidados e de apresentação da sua marca a jornalistas. Crie conteúdos de qualidade que as pessoas queiram partilhar e para os quais queiram voltar a ligar. Corrija quaisquer links quebrados no seu website.

23. Palavras-chave no top 10 SERP

Quando as pessoas pesquisam no Google, raramente passam pela segunda página de resultados de pesquisa. Aliás, se a posição #1 lhe dá a taxa média de cliques de 32,5%, a classificação #11 resulta num CTR de 1,0%.

Como medir: Use diferentes programas ou ferramentas de SEO.

Como melhorar: Criar conteúdo de qualidade e incluir as variações da mesma palavra-chave no seu website. Link para outras páginas relevantes na sua página web para construir uma rede inteira de conteúdo interligado.

24. Aumento do ranking de palavras-chave alvo

No final de cada mês, acompanhe a evolução da sua classificação de palavras-chave de topo. Acompanhe o número de palavras-chave aumentadas e diminuídas para ver se a sua estratégia de SEO está no caminho certo.

Como medir: Todas as ferramentas de SEO dão relatórios semanais e mensais sobre a sua classificação de palavras-chave.

Como melhorar: Pesquise as melhores palavras-chave dos seus concorrentes para obter novas ideias para a sua estratégia de SEO. Encontre formas de obter novas ligações de entrada a partir de websites com alta autoridade de página.

25. Taxa de conversão por palavra-chave

Se conseguir encontrar uma palavra-chave que atraia um número extraordinariamente elevado de clientes pagantes, pode ser uma verdadeira mina de ouro. Isto significa que a palavra-chave está a atrair um público visado. Se uma palavra-chave tiver uma elevada taxa de conversão, encontre palavras-chave relacionadas, e crie conteúdo para ser colocado no topo dos SERP com todas elas.

Como medir: Use a sua ferramenta CRM para localizar clientes com fonte de chumbo orgânico e use os dados da página de destino para ver como é que um cliente descobriu primeiro sobre o seu site. Para o poder fazer, precisa de ligar as suas ferramentas de marketing e CRM com o Google Analytics.

Como melhorar: Pode melhorar a experiência da página de destino de cada palavra-chave, fornecendo informação adicional e conteúdo de imagem de qualidade.

26. Número de palavras-chave únicas que impulsionam o tráfego

Há uma lógica simples – quanto mais palavras-chave de alto nível tiver, mais tráfego terá. Monitorize esta métrica SEO como uma tendência mês após mês para ver se as suas mais recentes palavras-chave começam a trazer mais tráfego.

Como medir: as ferramentas de SEO dão-lhe relatórios semanais sobre o desempenho das palavras-chave, incluindo a estimativa de tráfego de pesquisa por palavra-chave

Como melhorar: Criar novo conteúdo otimizado para SEO com múltiplas variações de uma palavra-chave. Complemente o seu conteúdo antigo com links para a nova página usando muitas variações de palavras-chave no texto ligado.

27. O volume de tráfego do conteúdo de vídeo

Com o vídeo a tornar-se um formato cada vez mais utilizado no marketing digital, deverá incluí-lo na sua estratégia de SEO. Estudos demonstraram que os vídeos têm mais de 50 vezes mais probabilidades de aparecer na primeira página dos resultados do motor de pesquisa como parte dos resultados combinados.

Como medir: Procure o tráfego que vem de fontes de vídeo (adicione a etiqueta “vídeo” a todas as ligações de vídeo para filtrar rapidamente os resultados dos relatórios).

Como melhorar: Carregue vídeos diretamente no YouTube, insira o vídeo no seu site, e crie um mapa do site em vídeo.

Publicidade

Muitas empresas falham com a publicidade paga porque se esquecem de avaliar o seu ROI (retorno do investimento). Adicione alguns dos KPI de publicidade à sua visão geral mensal de marketing para melhorar os seus anúncios e poupar recursos.

28. Líderes e conversões de publicidade paga

Monitorize o número de leads e conversões mensais vindas de publicidade custo-por-clique como uma percentagem dos resultados globais. Desta forma, obtém uma visão geral do seu desempenho do marketing não pago.

Como medir: Se estiver a utilizar o Google Adwords, os resultados são delineados na sua conta Google Analytics. Para garantir que o Google Analytics rastreia todas as suas campanhas, estabeleça códigos de referência para cada uma.

Como melhorar: Melhore a sua cópia do anúncio e crie apenas palavras-chave micro-segmentadas que estejam relacionadas com a sua proposta de valor única.

29. Custo por aquisição (CPA) & custo por conversão

Como a aquisição de leads e clientes através da publicidade custo por clique pode ser bastante cara, é importante monitorizar o ROI. Poderá mesmo ir ao ponto de incluir esta métrica entre outros KPI financeiros monitorizados pela sua empresa.

Compare o número de custo por conversão com o valor vitalício do seu cliente para assegurar que as suas campanhas sejam rentáveis a longo prazo. Também pode controlar o custo por aquisição, mas é o custo por conversão que reflete a rentabilidade real das campanhas pagas.

Como medir: Este KPI deve ser calculado com um intervalo de tempo de dois meses, uma vez que as levam tempo a converter-se. Calcule o custo mensal de todos os recursos, tempo, e dinheiro gasto em campanhas publicitárias pagas. Dividi-lo pelo número de leads desse mês que foram convertidos em clientes pagantes.

Como melhorar: Palavras-chave alvo pagas com pouca concorrência (encontrar palavras-chave de cauda longa micro-segmentadas). Melhore a sua experiência de página de destino e forneça materiais de vendas/apoio ao cliente.

30. Taxa de click-through na publicidade PPC

Este KPI publicitário dá-lhe uma visão geral da eficácia das suas campanhas pay-per-click. Se o CTR for baixo, significa que o conteúdo do seu anúncio não é suficientemente convincente para que uma pessoa clique nele.

Como medir: Todas as ferramentas de publicidade mostram a taxa de click-through-rate de cada anúncio. Recolha os dados para calcular a média mensal do CTR.

Como melhorar: Faça experiências novas todos os meses – altere o seu design de anúncio no Facebook, melhore o texto do seu anúncio, altere o texto de chamada para a ação, etc.

Meios de comunicação social

Os seus esforços de comunicação social devem concentrar-se em duas ideias centrais: construir uma comunidade empenhada e transformá-las em clientes.

31.Tráfego dos meios de comunicação social

Monitorize este KPI dos meios de comunicação social como uma percentagem de todas as visitas e siga a tendência mensal para compreender a importância dos vários canais para o tráfego do seu website.

Como medir: Utilize os relatórios do Google Analytics para obter uma visão geral das fontes de tráfego do seu sítio web.

Como melhorar: Adquira grandes seguidores, partilhe posts interessantes, crie campanhas nos meios de comunicação social para aumentar a consciencialização e obter gostos, partilhas e seguidores.

32. Líderes e conversões dos meios de comunicação social

Embora muitos comerciantes considerem os meios de comunicação social como um canal de sensibilização da marca, também pode servir como um instrumento lucrativo de geração de leads. Monitorize o número de leads e conversões mensais dos meios de comunicação social para avaliar a eficiência deste canal nos seus esforços de marketing.

Como medir: Utilize a sua ferramenta de CRM para acompanhar todos os potenciais clientes e clientes com “redes sociais” como fonte de leads.

33. Taxa de conversão

Para medir o quão bem direcionada é a sua geração de leads nas redes sociais, acompanhe o número de leads que se tornam clientes pagantes. A taxa de conversão mostra o ROI real do seu marketing dos meios de comunicação social.

Como medir: Depois de recolher dados sobre os seus leads e conversões nas redes sociais, pode facilmente calcular a taxa de conversão dividindo o número de leads com o número de conversões.

Como melhorar: Crie campanhas de meios de comunicação social micro-segmentadas, procure o público do seu concorrente, melhore o seu processo de vendas. Além disso, A/B teste os elementos do seu anúncio – design, cópia, CTAs, etc.

34. Tamanho da audiência gerida

Monitorize o número de seguidores por canal mês após mês para ver se a sua audiência permanece envolvida. Aumentar o número de seguidores é um sinal de que as suas publicações nos meios de comunicação social atraem a atenção e envolvem novas pessoas ao longo do tempo.

Como medir: Utilize uma ferramenta de marketing ou simplesmente verifique os seus relatórios de canais de comunicação social para obter uma visão do seu envolvimento no seu posto e de novos seguidores.

Como melhorar: partilhe conteúdos envolventes, crie campanhas nos meios de comunicação social, peça aos seus amigos que gostem da sua página para uma maior consciencialização.

35. Taxa de Interação

Esta métrica dos meios de comunicação social mostra o número de pessoas que se envolveram ativamente nas suas publicações (ações, gostos, cliques, etc.) Deve medi-la como uma percentagem do seu número total de seguidores.

Como medir: Use ferramentas de marketing e relatórios dos meios de comunicação social sobre o envolvimento e use os dados sobre o total dos seus seguidores para calcular a taxa de envolvimento.

36. Menções

Com que frequência se fala da sua marca nas redes sociais? Monitorize a tendência mensal das observações positivas e negativas para avaliar a imagem da sua marca.

Como medir: Use uma ferramenta de seguimento de menções e certifique-se de ajustar os seus parâmetros e palavras-chave rastreadas para relatórios precisos.

Como melhorar: Dê às pessoas algo de que falar – um produto ou serviço incrivelmente útil, conteúdo excelente, ou notícias da empresa.

37. ROI das redes sociais

Encontre a sua fórmula para medir o ROI das redes sociais. Pode optar por incluir o orçamento de marketing dos meios de comunicação social, salários do pessoal, custos de desenvolvimento e conceção, etc. Os benefícios podem ser novas pistas e clientes, maior sensibilização, e prova social.

Como medir: Como as redes sociais têm muitas vantagens que não podem ser medidas em números, deve avaliar o seu ROI das redes sociais de acordo com os seus objetivos e vantagens.

Como melhorar: Encontre os canais de meios de comunicação social com o maior ROI e concentre aí os seus esforços de marketing.

Agora que se familiarizou com as muitas opções de KPI de marketing digital (as que mencionámos neste guia são apenas a ponta do iceberg), pode criar um sistema de monitorização e começar a seguir as métricas empresariais relevantes. Para juntar um relatório KPI, pode utilizar uma ferramenta de painel de instrumentos KPI, ou criar uma folha de cálculo com todas as métricas críticas que gostaria de medir mês após mês.

Também poderá gostar de . . .

Processo Criativo

Processo Criativo

Portanto, a primeira coisa que eu diria com isto, é que estes passos ou etapas, são iterativos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.