1. Parcerias com empresas que transmitam confiança
Algumas marcas trabalharam muito para chegar onde estão. Pense em qualquer grande nome como Toyota, Microsoft, ou Nivea. Todos conhecem estas marcas e a maioria considera-as dignas de confiança. Porque não aproveitar a sua forte presença para empurrar também a sua marca para o exterior?
A Iogurtes,Lda é uma empresa alimentar (fictícia) que vende iogurtes congelados de estilo grego. Uma pequena empresa com um orçamento limitado, decidiram apostar em colaborações de marcas em vários canais de comunicação social. Um dos seus meios de colaboração mais bem sucedidos têm sido os concursos no Facebook, pois consideram-nos “uma forma barata de chegar a muitas pessoas, construir grandes relações com outras marcas e têm também muitas visualizados”.
A Iogurtes,Lda aumentou a sua notoriedade da marca usando esta tática e isto pode ser visto claramente nas suas campanhas. Por exemplo, a marca juntou-se a outra marca de produtos alimentares para oferecer uma embalagem de alimentos de ambas as marcas. Apenas 9 horas após o lançamento do concurso, a publicação teve um alcance de 3.630. Esta publicação teve um desempenho 95% melhor do que outras publicações na sua página.
Se a sua marca tem a oportunidade de trabalhar com uma marca conhecida e de confiança, aproveite-a! As pessoas começarão a associar a sua marca a uma conhecida, e se acharem esta marca digna de confiança, então muito provavelmente também pensarão o mesmo sobre a sua. Por exemplo, se alguém vir a sua marca em parceria com a Microsoft, essa pessoa vai sentir-se mais à vontade a comprar-lhe porque agora está de alguma forma “validada”. O objetivo final é que quando eles pensam na Microsoft, algo no seu cérebro irá desencadear e pensar na sua marca também. Esta associação irá ajudar a aumentar o conhecimento da sua marca.
Além disso, as grandes empresas têm milhares de empregados. Estas são pessoas que estão agora conscientes da sua marca, e talvez clientes potenciais da sua marca.
Mas não se limite a fazer apenas parcerias com grandes empresas (que podem ser difíceis de obter). As marcas mais pequenas também terão acesso a pessoas que ainda não saibam quem você é. O principal é garantir que escolhe a contraparte certa: uma marca que ofereça um produto ou serviço complementar ao seu ou que ofereça algo que a sua empresa não oferece.
2. Tirar o máximo partido do marketing de influenciadores
Quer goste ou não, o marketing de influenciadores veio para ficar. Especialmente se a sua marca tem como alvo uma faixa etária mais jovem. Um estudo de 2020 da Econsultancy sobre marketing de influenciadores relatou que “61% dos consumidores, com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos, foram em algum momento influenciados nas suas decisões por influenciadores digitais”.
No entanto, há um senão no marketing de influenciadores. Naturalmente, se estiver a usá-lo para aumentar o reconhecimento da marca, pretende estabelecer parcerias com os influenciadores que têm os maiores seguidores. No entanto, isso não lhe trará necessariamente o maior valor. Numa época em que a autenticidade é mais valorizada no retalho, os micro-influenciadores são o caminho a seguir. Podem ter um alcance inferior mas, de acordo com esse mesmo estudo da Econsultancy, “os micro-influenciadores ultrapassam os talentos de topo, e 61% dos consumidores dizem que produzem o conteúdo mais relacionável”. Se pretende aumentar o reconhecimento da marca, aposte no reforço positivo da marca.
Mini-Estudo de Caso: Zara
Em 2019, Zara experimentou os benefícios da utilização de micro-influenciadores para as suas campanhas. A marca de moda lançou a campanha #DearSouthAfrica para coincidir com a abertura oficial da sua loja online na África do Sul. No dia anterior ao grande lançamento, Zara era o único nome com tendências de topo a nível mundial, graças ao público altamente empenhado que os micro-influenciadores costumam ter. O hashtag, que tinha um ranking de tendência número 6, atingiu 6,25 milhões de pessoas em todo o mundo, subindo para 7,88 milhões na altura do lançamento da loja.
3. Aproveitar o poder da comercialização de conteúdos
O marketing de conteúdo não se resume a classificações de palavras-chave e backlinks. É também uma forma espantosa de contar uma história. E contar a história certa, uma que ressoará com o seu público-alvo, resultará num aumento do reconhecimento da marca.
Outra forma de alcançar o reconhecimento pelo seu público é a divulgação de imagens de campanha consistentes. Sempre que publicar algo nos meios de comunicação social, pode usar repetidamente elementos visuais como uma determinada paleta de cores, um estilo ou padrão de fronteira, ou mesmo uma fonte em particular para aumentar a familiarização com potenciais clientes. Esta é uma forma de reforçar o reconhecimento da marca através do marketing de conteúdo”.
Outras táticas de marketing como anúncios pagos podem dizer às pessoas quem é a sua marca e o que está a vender, mas o marketing de conteúdo pode mostrar o que a sua marca representa e as qualidades que a tornam única. Uma forma de o fazer é contando a sua história online. Forneça às pessoas informações sobre como começou, em que acredita, quais são os valores da sua empresa, e como conseguiu até à data. As pessoas gostam de se ligar às marcas a um nível mais pessoal, por isso, ao contar-lhes a sua história, aumentou as suas hipóteses de ser recordado.
4. SEO e reconhecimento da marca
A inclusão do SEO neste artigo não será uma surpresa. Há muitas maneiras de usar o SEO para aumentar o reconhecimento da marca, mas neste caso vamos concentrar-nos especificamente em direcionar as palavras-chave de cauda longa.
É tão simples como isto: classificações elevadas nos motores de busca farão maravilhas para o conhecimento da sua marca. Não só a sua marca será mais fácil de encontrar, quanto mais alta for a sua classificação, mais credível será a sua marca aos olhos do seu público. Tenha em mente, no entanto, que esta é realmente uma estratégia a longo prazo, especialmente para os cobiçados pontos de primeira página. Mas vale a pena.
A utilização das palavras-chave certas nas suas campanhas é fundamental aqui.
E se quiser realmente tirar o máximo partido dos motores de busca, escolher palavras-chave de cauda longa que sejam relevantes para a sua indústria, são boas para a busca local, e ajustar-se à sua marca é vital. Isto é o que irá acontecer com o tempo: o seu público-alvo irá procurar um produto ou serviço na sua categoria de negócio e será exposto ao seu website e à sua marca se estiverem bem posicionados.
Digamos que o seu público-alvo são os atletas nos Estados Unidos. Estes atletas procuram uma mochila de corrida e escrevem “mochila” na barra de pesquisa. De acordo com Ahrefs, este termo de pesquisa tem um nível de dificuldade de 42, colocando-o na gama “difícil de classificar para”. No entanto, “mochila de corrida com água” tem uma pontuação de dificuldade de classificação muito mais baixa.
A Amazon é uma empresa que tira o máximo partido das palavras-chave de cauda longa. Na verdade, geram 57% das vendas de livros devido às descrições de produtos de cauda longa. Estão a apanhar os consumidores que estão altamente motivados para comprar um determinado produto.
Não é necessário utilizar SEO apenas para aparecer nos resultados de pesquisa de palavras-chave. Também é possível usar SEO para aparecer nos resultados de pesquisa e aumentar a notoriedade da marca, concentrando-se numa revisão crescente.
5. Esteja ciente do que se está a passar à sua volta
Todas as dicas que fornecemos até este momento precisam todas de um ingrediente adicional para serem bem sucedidas: a sensibilização. Não o reconhecimento da marca que temos estado a discutir, mas o conhecimento da sua equipa de marketing sobre o que está a acontecer na sua indústria: o que pretende o seu público-alvo? Como pode ajudá-los?
Estar ciente do que se passa à sua volta não deve incluir apenas o seu público-alvo (embora sejam os mais importantes), mas também às tendências de marketing. Vejamos o conteúdo de vídeo, por exemplo. O consumo de vídeo online tem vindo a aumentar globalmente nos últimos anos, com uma expectativa de 100 minutos de tempo de visualização por dia até 2021. Considerando que 83% dos profissionais de marketing já acreditam que o vídeo está a tornar-se cada vez mais importante, não é uma tendência em que se queira ficar para trás.
6. Esteja offline
Existe valor em conferências para aumentar o reconhecimento da marca. Eventos como conferências ou podcasts são excelentes formas de promover a sua marca. Para além de receber alguma remuneração por aparecer nestes podcasts, é uma excelente forma de reforçar o reconhecimento e a autoridade da sua marca.
Grande artigo, parabens!