MARKETING TRADICIONAL VS MARKETING DIGITAL

Zany Marketing

O que é o Marketing Tradicional?

O marketing tradicional é qualquer forma de marketing que não seja online. Isto é: impressão, rádio, correio direto, telefone e outros como outdoors. Desde jornais até ao rádio e depois à televisão, estas plataformas foram sempre utilizadas para abordar audiências segmentadas.

O marketing tradicional não é apenas uma das formas mais antigas de marketing, mas também uma das que inspirou mais investigação. Muitos marketeers inclinam-se para estas soluções de marketing porque já se fizeram muitos testes e investigações. Todos encontram alguma forma de marketing tradicional no seu dia a dia, quer seja no seu correio ou na televisão.

O marketing tradicional tem um pape importante em alcançar audiências locais. Os anúncios podem ser mantidos por um longo período de tempo, se forem físicos. Além disso, existem públicos-alvo que são mais facilmente alcançados por estas soluções do que pelas novas soluções digitais.

O que é o Marketing Digital?

Como o próprio nome indica o marketing digital é… bem… digital. O marketing digital consiste em qualquer forma de marketing conduzido em qualquer plataforma digital. Exemplos disto são campanhas em motores de pesquisa, utilização do e-mail para comunicar com o público-alvo ou a gestão de redes sociais. O marketing digital tem-se tornado cada vez mais procurado devido às inovações tecnológicas dos últimos anos e à forma como a sociedade se tem organizado à volta das novas ferramentas disponíveis.

Publicações promovidas, viagens de influenciadores e vídeos apelativos são exemplos de marketing digital e do quanto esta área se tem expandido na última década. À medida que o mundo se torna cada vez mais digital, também as empresas devem mudar a forma como fazemos o marketing. O marketing digital não só é mais eficiente em termos de retorno financeiro do que o marketing tradicional, mas também permite conectar-se mais facilmente a uma audiência cada vez mais global.

Marketing Tradicional vs Marketing Digital

O marketing tradicional é uma abordagem em que o marketeer identifica a sua audiência e coloca anúncios nas plataformas offline onde sabe que o seu público-alvo irá interagir como o jornal, o rádio ou a televisão. O marketing digital consiste na utilização das ferramentas digitais e do recurso de anúncios pagos e orgânicos em redes sociais e motores de pesquisa, tal como o e-mail, vídeos e muitos outros.

O marketing tradicional tem algumas desvantagens. Primeiro, as marcas têm pouca ou nenhuma interação com os consumidores, a quem vendem o produto, em tempo real. Não podemos enviar uma mensagem ao anúncio do jornal para perguntar se fazem entregas ao domicilio.

Alguns marketeers também veem o marketing tradicional como pouco fiável. Não podemos editar um anúncio depois de ser publicado no jornal. Por isso, se tiver escrito o valor errado para o seu desconto no anúncio do rádio, depois não pode mudar.

O marketing tradicional também é mais caro. Por exemplo, um anúncio de página completa num jornal semanal pode chegar a custar 24.270 € por semana. Para além disso, nunca sabe quem irá alcançar com esse investimento porque os resultados são difíceis de medir. Os marketeers não conseguem levar mais pessoas a ler os jornais ou revistas onde publicam os seus anúncios.

O marketing tradicional ainda é uma forma importante para publicitar certos negócios. Mas o digital é uma fonte de receitas cava vez mais relevante.

No entanto, existem desvantagens com o marketing digital. O marketing digital depende da tecnologia e, por vezes, das quebras de tecnologia. Quando os websites das redes sociais estão offline e uma marca tem publicações ou anúncios programados, a única solução é esperar que a rede social volte a estar online.

Outra questão que as redes sociais começaram a enfrentar tem a ver com segurança. Desde o escândalo do Facebook em que a informação privada de 87 milhões de perfis foi divulgada, outras plataformas tomaram medidas rigorosas para garantir que a informação dos utilizadores seja privada. Mas as empresas também têm de ter em mente a componente legal das campanhas publicitárias.

Cada atualização de uma plataforma social significa uma nova curva de aprendizagem para programadores e marketeers. São curvas que tiram tempo do seu dia de trabalho para aprender e incorporar em estratégias futuras.

Podem Trabalhar em Conjunto?

Com certeza! É um debate muito antigo e o assunto continuará a ser debatido durante muitos anos. Mas há um tempo e um lugar para ambas as estratégias de marketing.

Aliás, a questão não deveria ser “Para o mercado tradicional ou para o mercado digital?”. Em vez disso, tente “Como é que usamos ambas as táticas para vender eficazmente”? É claro que algumas empresas podem beneficiar mais com uma abordagem do que outra, mas, de modo geral, é possível que ambos os métodos prosperem harmoniosamente.

Também poderá gostar de . . .

O QUE É O MARKETING MÓVEL?

O QUE É O MARKETING MÓVEL?

O QUE É O MARKETING MÓVEL? O marketing móvel é uma estratégia de marketing digital multi-canal...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.