O MARKETING DE INFLUÊNCIA VALE A PENA?

Zany Marketing

Todos os negócios sabem que permanecer na frente da mente é imperativo para o sucesso; é preciso ser o homem certo para o seu nicho.

Pode já utilizar as redes sociais para tentar alcançar isto, mas será que o marketing influente faz parte da sua estratégia? Que diferença poderia fazer para o conhecimento da marca e para as vendas?

As estatísticas não mentem. 80% dos comerciantes dizem que o marketing influente é eficaz; enquanto 89% pensam que funciona tão bem como, se não melhor do que, outros canais de marketing.

Intrigado com o potencial do marketing influente? Pronto para se juntar a milhares de marcas que o utilizam para elevar a sua estratégia?

Explicaremos porque é que o marketing influenciador é um investimento que vale a pena e como se pode maximizar o seu ROI quando se realizam campanhas.

O que é o marketing de influência?

A definição de um influenciador pode ser bastante detalhada, mas a premissa é que eles têm um seguimento fiel dos meios de comunicação social.

O marketing influenciador envolve marcas que pagam aos influenciadores para criar conteúdos promocionais que são utilizados para promover a marca, os seus valores, e os seus produtos ou serviços.

O marketing influenciador tem sido bem sucedido com marcas grandes e pequenas. Ao desenvolver o “boca a boca” e a prova social – ambas formas muito eficazes de persuadir um público a fazer uma compra – o marketing influenciador está a revelar-se extremamente valioso, explicando a sua trajectória ascendente.

Qualquer que seja a sua indústria ou produto, o marketing influenciador ajuda a espalhar a palavra.

O marketing de influência é um investimento que vale a pena?

O marketing de influência vale a pena? Os influenciadores podem realmente ter impacto nas decisões de compra dos seus seguidores? Mais importante ainda, podem os publicitários contar com um ROI decente?

As estatísticas sugerem certamente que sim:

  • 71% dos publicitários dizem que o marketing de influência cria leads de melhor qualidade;

  • 49% dos consumidores confiam nas recomendações dos influenciadores quando decidem se devem ou não fazer uma compra;

  • Campanhas de influência centradas na marca e no envolvimento geram oito vezes o ROI.

Os influenciadores ajudam as marcas a fazer ligações autênticas com o seu mercado-alvo.

Como obter o melhor ROI na sua campanha de marketing influente

Há muita investigação que prova a utilidade do marketing influente. Mas para maximizar realmente o seu potencial, é necessário compreender o que faz com que uma campanha seja bem sucedida.

Aqui está uma lista de verificação rápida que assegurará a eficácia da sua campanha de marketing influente:

TRABALHE COM O(S) INFLUENCIADOR(ES) CERTO(S)

Para que a sua colaboração em termos de conteúdo tenha um impacto real, precisa de ter a certeza de que o seu público se alinha com o do seu influenciador.

  • As celebridades influentes (com 1m+ seguidores) proporcionam um alcance impressionante, mas o envolvimento e o ROI podem não ser os melhores.

  • Os micro influenciadores (com 3k – 100k seguidores) são mais acessíveis e mais eficazes. Com o seu nicho e seguimento ferozmente leal, proporcionam um excelente envolvimento, e embora possa “alcançar” menos pessoas, as suas pistas serão provavelmente de maior qualidade.

Encontrar um influenciador que se alinhe com o seu mercado-alvo, bem como com os seus valores de marca e estética, pode levar tempo e esforço. É por isso que muitas marcas optam por simplificar o processo através de parcerias com uma plataforma influenciadora como a TRIBE.

CONHEÇA O SEU PÚBLICO

Saber onde, o quê e quando afixar significa conhecer o seu público de dentro para fora.

Em que plataformas sociais é que passam o seu tempo? Quando as encontrará em linha? Quais as mensagens que mais os vão envolver?

Compreender o seu mercado-alvo leva o seu tempo. Considere isto um trabalho em curso. Utilize dados e análises, bem como testes sociais para construir uma imagem mais clara do seu público em cada nova campanha.

ESTABELEÇA METAS E OBJECTIVOS CLAROS

Como marca, deve ter uma ideia clara do que pretende alcançar. Para além de determinar os seus objectivos e a forma como pretende medi-los, é importante comunicar todas estas ideias ao influenciador com quem está a trabalhar.

Talvez queira elevar o conhecimento da marca ou aumentar as vendas. Se estiver a trabalhar com um micro influenciador, pode dar-se ao luxo de ser ainda mais específico.

Expandir o envolvimento dentro de um nicho de grupo – licenciados, jovens mulheres profissionais ou pessoas com menos de 24 anos – é tudo possível se estiver a trabalhar com o criador de conteúdos certo.

Então, por onde deve começar?

Em primeiro lugar, deve compreender quem é o seu público. Depois, há duas etapas:

  1. Deve encontrá-los online – Isto permitir-lhe-á conhecê-los melhor e descobrir novas formas de comunicar com eles.

  2. Quem influencia a sua decisão – Normalmente, isto é mais difícil de descobrir. Claro, os seus clientes seguirão muitos influenciadores nas redes sociais, mas quantos é que eles realmente ouvem? Para responder a esta pergunta, terá de os analisar um a um.

Gostou deste artigo? Diga-nos que tópicos gostaria de ver analisados aqui na Zany Marketing nos comentários ou em [email protected]

Também poderá gostar de . . .

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de email não será publicado.